“Porque quem se eleva, será humilhado; e quem se humilha, será elevado” . 
(Lucas 14,11)

Traduzindo para nossos dias, temos algo como:

“Vivemos em um mundo que hoje não tolera o diferente, vive a base das críticas, não é compassivo com as pessoas, não entende os sofrimentos e dificuldades das pessoas. Importa apenas o bem material, a curtida na rede social, a balada desregrada, vícios, dinheiro e tantos outros itens, coisas supérfluas que acreditamos precisar para viver. Alguns até precisamos, mas dentro da sabedoria e da razão, do equilíbrio, nunca em excesso, pois o excesso leva a soberba e ao orgulho. Inimigos declarados da pureza e humildade.

Mas a verdade ainda é que não precisamos de tudo isso. Precisamos apenas sermos justos, sermos mais humanos, pessoas abertas ao diálogo. Nunca querendo ser melhor que o irmão que está a sua volta. Mas sendo grato por suas vitórias, pois cada pessoa que vence obstáculos é nossa vitória também, ninguém vive isolado. Somos todos pertencentes a uma mesma comunidade, a comunidade do amor fraterno de Deus.

Jesus mostrou-nos que a  vida que foi preparada para nós é diferente. É cheia de amor, de carisma, gratidão. Sem vícios, sem maldade em nossos corações e por isto devemos observar bem seus exemplos, Ele não era uma pessoa que vivia a sua vida querendo ser o melhor, aquele de devia ser sempre notado, pelo contrário, viveu de forma humilde e dou-se para os outros. Mostrou-nos um caminho um caminho de redenção, de paz e de conversão a verdadeira Vida, plena e cheia de propósitos.

Então que façamos uma reflexão profunda sobre nossas ações. Será que estamos cumprindo as vontades do Pai ? Será que estamos agindo com uma conduta esperada de um verdadeiro cristão ?

Tudo leva crer que não, porque sempre achamos que somos o centro do universo. Que o melhor lugar é nosso, se vamos a uma festa de casamento queremos estar nos lugares próximos aos noivos, mas nem sempre estes lugares são os nossos. Talvez estejam reservados aos padrinhos ou a pessoas que tenham uma importância maior que a nossa porque agiram conforme era o esperado.

A passagem já deixa claro. Aqueles que meramente agem apenas para agradar aos homens, a se exibirem com o claro propósito de fama e vantagens para si mesmos, não estão nos planos de Deus. E sim, aqueles que souberam entender seus anseios. 

Que deixaram a vontade de Deus transformarem suas vidas. E humildade e a doação é o começo de tudo.

Então mais uma vez, façamos nossa reflexão. Deus não deseja que sigamos no caminho errado, mas o caminho de Cristo Jesus, aquele que tira o pecado do mundo e transforma vidas para sempre.”